Últimas Resenhas

O que é Manhwa!!??

22 março 2020

Aloha meus queridos!!

Quem nunca leu um mangá na vida, ou até mesmo assistiu algum anime... 




Acho que a maioria das pessoas conhecem os mangas, mas já ouviu falar sobre manhwa e manhua? Neste artigo vamos falar um pouco sobre esses quadrinhos de origem chinesa e coreana e suas diferenças com os mangas japoneses.

As famosas histórias do oriente intrigam milhares e milhares de leitores do ocidente. Tomados pelo enredo fantasioso das narrativas coreanas, chinesas e japonesas, as histórias em quadrinhos do outro lado do mundo são, com certeza, sucesso nas Américas e Europa.

Sendo o manga o mais popular entre as histórias em quadrinhos asiáticas, poucas pessoas conhecem as variações da Coreia e China conhecidas como manhwa e manhua. Hoje finalmente você vai conhecer e saber suas diferenças!


O QUE SÃO MANHWA? 

Mahhwa são quadrinhos de origem Coreana, e o o termo significa literalmente história em quadrinhos. Muitas vezes são comercializados como mangás.

Os manhwa se diferem do tradicional estilo japonês e se aproxima mais dos quadrinhos ocidentais, como os famosos gibis. A leitura dos manhwas é feita de maneira ocidental, da esquerda para direita, devido a forma de escrita do hangul, e seus criadores são chamados de manhwaga.

São raras as adaptações em versões animadas dos manhwas. Sendo mais populares os filmes animados ao invés das séries e live-actions. Um exemplo de live-action que rendeu bons frutos foi o filme Padre (2011). Uma adaptação do manhwa de Hyung Min-Woodo.

Os Manhwa sul-coreanos apresentam algumas diferenças dos manhwa norte-coreanos, devido ao governo socialista, as obras dos manhwagas sempre estão exaltando a pátria e o amor à nação. Enquanto que as obras sul-coreanas são totalmente livres de conceitos políticos.

Manhwas mais conhecidos

A comunidade que consome manhwa é, em sua maioria, uma comunidade virtual que acompanha suas obras favoritas através de leituras online por sites ou aplicativos, sendo estes legais ou não.

Temos obras bem famosas no meio, que inclusive já ganharam adaptações para anime por meio de OVA’s ou séries animadas convencionais. Algumas são:
  • Solo Leveling
  • The Breaker: New Waves
  • Bastard
  • The Gamer
  • The Tower of God
  • Spirit Circle
  • Silver Gravekeeper
  • The God of High School
  • Noblesse


Caso você queira uma lista mais completa de manhwa, acesse esse link.


O QUE SÃO MANHUA? 

Já os manhua são de origem chinesa e sua tradução literal significa “desenhos irresponsáveis”. Sua primeira aparição foi no século XVIII através das obras artísticas dos pintores da época.

Não podemos falar de manhuas sem falar da obra dos anos 80 que foi a pioneira no mercado: Chinese Hero: Tales of the Blood Sword. O autor Ma Wing-Shing trouxe a influência japonesa para seus desenhos realistas, inovadores e detalhistas.

Os manhuas tem um traço mais sério e detalhado, principalmente nos objetos e nos corpos dos personagens.

As obras costumam vir coloridas em quase sua totalidade, o que as torna bem diferentes dos clássicos mangás que todos conhecemos, que são, em sua maioria, em preto e branco.
Categorias dos Manhua

Em breve você perceberá que não existem tantas como dos manhwas e dos mangás que falarei em seguida. São elas: Satíricos e políticos, Cômicos, Ação, Infantil, etc.


Manhua mais conhecidos

Dentre os manhua mais conhecidos, pode-se citar Song of the Long March, Feng Shen Ji e suas sequências e The One. Caso você queira uma lista mais completa de recomendações, aconselho acessar esse link e dar uma olhada.



O QUE SÃO MANGAS?

Por fim, os mangás são os mais conhecidos pelo público fanático pela cultura do oriente. O termo é, mais uma, referência à “histórias em quadrinhos”, ou”banda desenhada”.

Com maior público dentre os três, o mangá possui estilos próprios de publicação. Existem os famosos shonen, que é o estilo de mangá voltado ao público masculino jovem.Shoujo são destinados ao público jovem feminino e Josei ao público adulto feminino. Em contrapartida, O Seinen é classificado para homens adultos.

Como os japoneses tem uma cultura por livros e leitura mais fértil do que os outros países, há também o estilo de mangá Kodomo, voltado para crianças. Logo, desde pequenos, os garotos e garotas são influenciados ao hábito da leitura.

O padrão de leitura do mangá segue o modelo: leitura de trás para frente, com diálogos organizados da direita para a esquerda.
Os Mangás possuem diversas categorias como:  Kodomo: destinado a crianças Shounen: destinado a garotos adolescentes Shoujo: destinado a garotas adolescentes Seinen: destinado a homens jovens e adultos Josei: destinado a mulheres jovens e adultas.


E você?? Já conhecia os Manhwas?? Já leu algum??  
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)