21 setembro 2016

A Livraria dos Finais Felizes - Katarina Bivald


Título: A Livraria dos Finais Felizes
Titulo Original: Läsarna i Broken Wheel rekommenderar
Autor: Katarina Bivald
Editora: Suma das Letras
Número de Paginas: 336

Sinopse:

Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia — a não ser através dos (vários) livros que lê. 

Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. 

Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado.

Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. 

Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo: a cidade precisa de uma livraria.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A Livraria dos Finais Felizes foi um livro que me chamou muito a atenção, não só pelo titulo como também pela capa, e acho que de todo leitor né! Porque só o titulo já é muito amor e essa capa com uma leitora, sim uma leitora, se acabando na leitura como muitos de nós fazemos... é bem tipo... me identifiquei geral. Então vamos lá!

O livro já começa com chegada de Sara a Iowa, sim ela chega em uma cidade com muitos moradores, mas quando ela fala que vai até Broken Wheel, muitas pessoas já acham que ela não vai achar nada lá porque a cidade é muito pequena e não tem quase nada a se ver por lá! Porém, como ela nunca saiu da Suécia ela sentiu que já era hora de abrir as asas e viu o convite da sua amiga Amy como um sinal de finalmente se aventurar em uma viagem e visitar sua amiga por correspondência.

Para a sorte de Sara, ou azar, assim que ela chega acaba descobrindo que sua amiga faleceu e ela se vê num país estranho, sem pessoas conhecidas e tudo parece ir de mal a pior, e eis que ela decide ficar na cidade, e na casa de Amy para aproveitar a experiência e quem sabe enfim encontrar um lindo final feliz!

Sim, confesso que eu estava temerosa de ler esse livro, porque fiquei com medo do que poderia encontrar, mas ainda bem bem que meus medos foram infundados! Katarina Bivald conseguiu escrever um romance com uma mistura deliciosa! 

Já começamos a história imaginando que ela vai terminar antes mesmo de começar, porém eis que nada disso acontece e aos poucos a personagem vai se integrando aos poucos a nova realidade, claro que ocorrem alguns sustos como ela não pode pagar nada porque simplesmente as pessoas não aceitam o seu dinheiro, sem falar é claro que ela tem que aprender a lidar com o antigo fogão de Amy (um verdadeiro dinossauro!). 

Não posso esquecer do principal: a coleção de livros da Amy! Que de tão eclética e diversificada faz surgir a ideia de abrir uma livraria em homenagem a Amy e compartilhar o prazer de ler um bom livro. No começo as coisas empancaram um pouco, mas depois ... acabamos rindo do desespero das pessoas atrás das continuações das histórias (lembra quem, isso?, rsrsrs)

Os personagens são outros achados, não pense que tudo fica só focado na Sara não, porque em Broken Wheel tem de todo tipo de gente, e chegam mais ainda! Cada um tem a sua peculiaridade e seu jeitinho que nos cativa a cada página virada.

Outra coisa que não posso deixar passar em branco, é que mesmo falecida não deixamos de conhecer a Amy não, pois no decorrer do livro há várias cartas que ela escreveu a Sara falando sobre a cidade, seus amigos e seus livros favoritos, isso eu achei bem legal e deu para entender a vontade de Sara conhecer a cidade só pela fora que a Amy descreveu tudo.

A Livraria dos Finais Felizes é um livro encantador que junta de tudo um pouco, mas nada em excesso que tire o brilho da leitura e o melhor sempre que tem oportunidade, o que são muitas, vemos o que muitos de nós fazemos, que é dar dicas de leituras para cada tipo de leitor.

Um livro interessante e delicioso, com um final inesperado, mas que seria muito aguardado por assim dizer. Recomendo! 

Você já leu? Achou o que? Conta pra mim! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo