20 março 2013

Coluna da Gi... - Livros de Culinária

Olá, gente tudo bem?! 

Algum de vocês já leu algum livro sobre culinária ou já se utilizou de qualquer livro de receitas?

Pois bem, parece algo tão distante, mas sempre nos utilizamos dos famosos livros de receitas para prepararmos algo especial ou alguma determinada receita para nós, nossa família e/ou amigos. 

Sou suspeita a falar porque adoro cozinhar, é algo que me encanta e que eu sempre busco na internet ou nos livros. 

Além de ter algumas receitas, eu tenho dois livros sobre gastronomia (Roteiros do Sabor Brasileiro – Turismo Gastronômico, Ed. Minister e Gastronomia como Produto Turístico Sabor Nordeste, Ed. Ideia), e é bastante interessante conhecer a história dessa arte tão milenar, e antes de ser um ato biológico, a alimentação revela àqueles que a consomem, a sua origem social e cultural, presentes em cada detalhe do preparo, dos ingredientes e de tudo aquilo que compõe a fabricação de uma determinada iguaria, símbolo que traduz as particularidades, gostos e valores, e proporciona uma leitura sensorial de características culturais próprias e subjetivas, permitindo muitas vezes enaltecer as diferenças e estreitar semelhanças entre os povos através do paladar. 

Além de compreender mais sobre a gastronomia, através de livros acadêmicos, há também alguns livros famosos à venda, dentre eles: Dona Benta – Comer Bem - Edição Revista e Ampliada, Ed. Nacional; O Grande Livro de Receitas de Cláudia, Ed. Abril; e se você tem dificuldades para cozinhar ou nunca se imaginou cozinhando, tem o livro: Qualquer um pode cozinhar, Ed. Altas Books. Existe um grande leque de opções nesse gênero literário, além de revistas especializadas com preços mais acessíveis e com receitas mais fáceis e práticas para o cotidiano. 

Além dos dois livros acadêmicos, tenho infinidades de revistas, pastas e mais pastas de receitas e também o livro antes mencionado da Dona Benta, que utilizo sempre no meu dia-a-dia e que são muito úteis para diversificar a alimentação. 

Os livros são meus parceiros diários também na cozinha, me ajudam, me auxiliam e me direcionam tanto no aprendizado sobre a arte gastronômica que tanto amo como também na prática dessa arte. 

É isso, gente...espero ter esclarecido um pouco desse universo tão rico e encantador, auxiliando-os tanto na busca pelo conhecimento quanto no exercício (ou futura prática) da arte. 

Beijocas a todos, Gi.

2 comentários:

  1. Eu tenho um problema sério com isso, não tenho paciência para cozinhar e amo essas delícias da receita..rsr
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro da Dona Benta! Já fiz várias receitas, a maioria deu certo =P

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo