04 novembro 2012

Especial Romances Históricos


Aloha meus queridos!!

Depois de muito falar sobre esse tipo de romance, eis me aqui para fazer um Especial sobre eles #muitaemoção. 

Quem me conhece sabe que eu tenho uma paixão/encanto/fascinação por esse tipo de romance, que até hoje ainda não descobri como essa paixão começou e nem o motivo dela, mas creio que seja porque nesse gênero de leitura o leitor é transportado para uma época totalmente diferente da nossa, não é bem o futuro e sim o passado.

Então depois de muito pensar, resolvi fazer nesse queridíssimo mês de Novembro esse Especial sobre Romances Históricos, gostaria de deixar bem claro que não sou nenhuma especialista e ainda tenho muitas autoras fabulosas para ler mas vou tentar falar um pouco sobre esse universo fascinante dos romances de  época.

Dos livros com esse tema confesso que leio mais os de banca do que os de livraria (se você for olhar pelo preço, sai bem mais em conta), mas já comecei a investir nos de livraria porque achei tesouros inestimáveis. Vou abordar os dois tipos tá, talvez eu não fale de todos mas vou dar várias dicas de leitura sobre esse gênero. 

Mas hoje vou falar um pouquinho sobre cada época e local em que esses belos romances são escritos, sim eles também são divididos por época e por local, alguns são Medievais ou da época da Regência, uns são ambientados na Inglaterra outros nos Estados Unidos e por aí vai. São muitos tipos de livros  para você escolher. 

Então vamos lá!

O Romance Histórico é um tipo de romance que mistura história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos.


*Regência
Romance ambientado no período da Regência Britânica (1811-1820) ou início do século 19. Em vez de simplesmente ser uma versão de histórias de romance contemporâneo transportados para um cenário histórico, como a Inglaterra. Em particular, os romances ambientados nesse período tem como característica apresentar uma grande quantidade de protagonistas inteligentes e astutas, com diálogos acelerado entre os personagens.


*Medieval
Considera-se a Idade Média, o período entre os séculos V e XV (Em outras palavras, entre o Fim do Império Romano e a Descoberta da América).
Romances ambientados nessa época muitas vezes evocam imagens de cavaleiros lutando em campos enlameados e batalhas sangrentas. Os títulos de nobreza e as posses de terra são um traço marcante desse tipo de romance. As mulheres na Idade Média, eram geralmente tratadas como propriedade e os casamentos eram feitos a partir de acordos como um negocio do que o culminar de sentimentos ardentes. 


*Suspense Histórico
Esse tipo de romance junta dois gêneros literários: o romance histórico e o suspense. As tramas desse gênero tem como característica um crime ou roubo para ser solucionado.


*Escócia
Os romances com esse tema nos traz os famosos Highlanders juntamente com grandes batalhas, paixões arrebatadoras e toda a magia das montanhas escocesas. Um dos meus favoritos!

Claro que essa tema é muito abrangente ainda temos os Romances Históricos ambientados na Guerra Civil Americana, no Velho Oeste, no Oriente, no período Vitoriano, enfim temos romances ambientados em vários locais e até mesmo os que começam de forma contemporânea para os tempos passados, como os de Viagem no Tempo.  

Podemos dizer que os romances históricos é um campo bastante farto, alguns possuem fatos e acontecimento que ocorreram na época e outros são totalmente fictícios.   ria, aqui temos um campo farto. Aqui os livros podem se basear em batalhas reais ou não. E nesse mês de novembro vamos falar um pouco mais sobre esse gênero e suas ambientações. 

Espero que assim como eu, vocês curtam o Especial. ^^

4 comentários:

  1. Plima adorei seu especial, eu não conhecia esses detalhes, adorei sua explicação viu?!
    Deu até vontade de ler. Bjokas amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeeeeeeeeeeeeee se quiser plimaaa tá a disposição viu ;)

      =*

      Excluir
  2. Oi, Rafa!
    Também sou mega fã dos históricos - completamente viciada - e, assim como você, já li boa cota deles em formato de banca também. A minha autora preferida de históricos é a Candace Camp, ela é maravilhosa, especialista em Regency Romance, os livros são mega fofos, apaixonantes e incríveis. Acho que você provavelmente a conhece, a Harlequin já lançou vários de banca dela, caso não, fica a dica. ^^
    Também gosto de alguns medievais mas os meus preferidos são os do período da Regência mesmo.
    A Meg, também escreveu ótimos históricos, sob o pseudônimo de Patricia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha Duda!! ^^

      Adoro a Candace e a Patricia ;) sou louca por esse tipo de leitura e não acredito que ainda tem gente que não conhece ¬¬'

      Você já leu algum dos Highlanders?? São otimos e super divertidos

      =*

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo