30 julho 2012

Eventos... - Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Alohaaaa meu queridos!!!

Tudo bem? ;D

Nesse mês de Agosto vai acontecer um dos maiores e mais esperado evento do mundo literário!

Estou falando da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. o/

Você conhece a Bienal? Sabe do que se trata? Não?? Então vem comigo saber um pouco mais sobre esse tão badalado evento. =D


A Bienal do Livro:

“Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre 9 e 19 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².


Um pouco sobre a História da Bienal:

A 1ª Bienal Internacional do Livro, bancada exclusivamente pela CBL, foi realizada entre 15 e 30 de agosto de 1970, no mesmo edifício da Bienal de Arte, essa primeira feira reuniu algumas centenas de editoras nacionais e estrangeiras e atraiu milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças. Já na 2ª Bienal, em 1972, o total de visitantes chegou a 80 mil e o de expositores passou de 700.

Em 1996, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar maior conforto ao público, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), até finalmente chegar, em 2006, ao Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina. Em 2008, a Bienal chegou a sua 20ª Edição e o público infanto-juvenil foi contemplado com o projeto Ler é a Minha Praia.

Em 2010, a Reed Exhibitions Alcantara Machado passou a ser a organizadora oficial da Bienal em parceria com a CBL. Nesse ano a CBL levou uma programação cultural intensa e diversificada atraindo 743 mil visitantes e ampliando o prestígio e importância à Bienal de São Paulo.

Esse ano, a previsão é trazer mais de 800 mil visitantes para a feira que terá uma programação cultural diferenciada que, como sempre, terá o objetivo de incentivar o gosto pelos livros e pela leitura.

Fonte: Site Câmara Brasileira do Livro (www.cbl.org.br)

Programação Cultural:
  • Salão de Ideias
Sob o comando de Paulo Markun, o espaço apresentará um panorama do mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura com a atualidade, procurando ilustrar esse cenário com autores e obraws, aproximando-os por semelhanças ou dissemelhanças.

  • Deu a Louca nos Livros
Espaço infantil conduzido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), entidade sem fins lucrativos reconhecida por ações de fomento à leitura e apoio aos projetos voltados a crianças e jovens. Nesta edição da Bienal, o tema proposto é inventar histórias e possibilitar às crianças o exercício criativo e lúdico de serem coautoras de um livro imaginário.

  • # Você + Quem = ?
Espaço Jovem dirigido por Zeca Camargo em parceria com Maria Tereza Arruda Campos, curadora-adjunta. A proposta é envolver a juventude em diálogos com a literatura nacional e global, a partir de três formatos: encontro entre leitor e autor, e entre leitor e leitor; paixão radical, com relatos de profissionais de áreas diversas sobre o que fazem de modo apaixonado; e adolescências, com bate-papos sobre os muitos desafios e prazeres desta fase, inclusive o amor.

  • Espaço do Professor
Orientado pela educadora Guiomar Namo de Mello, este pilar busca contribuir para a formação do professor-leitor, motivando-o a ampliar o uso do livro em sala de aula. As atividads contam com o apoio do Canal Futura em uma série de oficinas.
Cozinhando com Palavras

No espaço gourmet, o curador responsável é o chef paulistano André Boccato, também atuante no segmento editorial com a Editora Boccato e a CookLovers, na qual criou uma cozinha experimental. Em uma cozina cenográfica, convidará chefs-autores para ministrarem aulas-show interativas. Debates mesclando gastronomia e literatura farão parte do cardápio.

  • Telas e Palcos
Neste espaço, Rubens Ewald Filho comanda os encontros com autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas. É o universo deste crítico de cinema que atuou nas principais publicações brasileiras, foi diretor de programação da HBO Brasil e participa do TNT Mais Filme e de programa de longa-metragens na Band

  • Livros & Cia

Espaço de negócios coordenado pelo jornalista A. P. Quartim de Moraes. A programação envolve palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais que atuam nas diversas atividades de todos os elos da cadeia do livro.

Autores e Editoras:

A Bienal é o lugar ideal para você que gosta de estar por dentro dos lançamentos das Editoras e de conhecer nossos queridos autores, sejam eles nacionais ou internacionais.

Grandes Editoras já confirmaram presença na Bienal e algumas já liberaram a sua programação! Então se você está de olho naquele autor(a) que escreveu aquele super livro ... quem sabe ele não estará presente no evento, afinal serão 10 dias e a cada dia uma programação diferente e autores diferentes. ;D

Vários autores já confirmaram presença na Bienal, entre eles: Tammy Luciano, Lycia Barros, Thalita Rebouças, Enderson Rafael, Paula Piementa, Patricia Barbosa, Leila Rego, entre outros.

Mais Informações:

Para saber mais informações sobre esse mega evento você pode acessar:

Faça a sua programação e não deixe de prestigiar esse maravilhoso evento do mundo literário. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo