16 abril 2012

Terra Ardente - Janice Diniz


Título: Terra Ardente
Autor: Janice Diniz
Editora: Multifoco
Número de páginas: 286

Sinopse: 


Amor e ódio, onde nem os fortes têm vez!

Recebi o convite da Janice para participar do booktour do livro Terra Ardente e confesso que fiquei curiosa e super ansiosa para lê-lo, e como no booktour você tem que esperar bastante para que os outros participantes leiam, a curiosidade só fazia aumentar e cada resenha lida então nem se fala! 

Terra Ardente possui vários personagens chaves, que passamos a conhecer ao decorrer da leitura, e claro você se identifica mais com uns do que com outros e há aqueles também que você não gosta e pronto! 

Matarana (que eu erroneamente chamava de Maratana) é uma cidade pequena dominada por dois grandes fazendeiros, que só pensam em aumentar cada vez mais o seu poder, sem se importar com quem está no meio dessa queda de braço em que nenhum dos dois quer sair perdendo. 


E no meio dessa busca de poder, do tipo o que tiver mais hectares de terra ganha, temos os pequenos latifundiários que a cada dia que passa têm a sua situação agravada devido à várias taxas, sem falar das pressões sofridas para que se “rendam”. 

Logo no primeiro capítulo conhecemos a mulher da vida e a amiga do médico. A mulher da vida é Karen Lisboa, uma mulher forte e corajosa que não teme nada e nem ninguém, também conhecida na cidade como “vaca louca”. 

Karen é aquele tipo de mulher que faz de tudo para sobreviver, pois além de ter que cuidar do filho adolescente e da avó, tem que manter a propriedade que foi a única coisa deixada pelos pais. No entanto manter essa propriedade não vai ser nada fácil, pois os poderosos da cidade já estão de olho nela, o que não quer dizer que Karen vai se render facilmente. 

A amiga do médico é a jornalista Nova Monteiro, que veio para Matarana acompanhando seu melhor amigo Cristiano, por quem ela nutre um amor que é totalmente não correspondido. Nova é uma mulher decidida, que não suporta injustiças e como qualquer jornalista que se preze tem um faro super afiado para “captar” algumas coisinhas erradas! 

Nessa cidade onde nem tudo é o que parece, você passa a perceber que existem muitos tons de cinza e que os papéis de mocinho/vilão se alternam quando menos se espera. 

Janice Diniz escreve uma história diferente, que leva o leitor a conhecer até que ponto o ser humano chega para poder sobreviver. Mostra que os fracos podem sim ser fortes e os fortes também podem ter o seu momento de fraqueza. 

Com personagens fortes e muito bem estruturados e que ao decorrer do texto vão se tornando mais reais a cada virar de página. 

Gostei muito da Karen, que apesar de toda a sua história controversa é a prova de que as mulheres são fortes e não fraquejam ao primeiro buraco no meio do caminho. Já a Nova, só fui simpatizar com ela lá para o final do livro quando ela realmente descobre o que quer! 

Vocês devem ter percebido que eu não falei/citei nenhum dos personagens masculinos. Poxa Rafa, por que não? Por que assim que eu comecei a ler percebi que eles já eram previsíveis (costume de quem lê muito romance), então para mim não teve muita novidade. Mas posso dizer que o Cristiano foi um dos que mais me desagradaram. 

Confesso que esperava muito mais do livro e senti falta de alguns personagens que no transcorrer do livro simplesmente sumiram. 

A diagramação do livro também deveria ter recebido uma atenção especial, porque sinceramente eu não encontrei nenhum errinho no texto e se encontrei foi muito besta, mas o que me deixou arrasada foi a falta de parágrafos nas páginas, o que cansou muito a leitura. No entanto não tira em nada o brilho da história que é muito bem escrita. 

Terra ardente é o primeiro livro da série Matarana, uma série recheada de paixões devastadoras, ação, intrigas, homens destemidos e mulheres fortes e determinadas no cerrado brasileiro. 

Recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo