14 setembro 2011

Eventos... - Bienal do Livro Pernambuco

Aiiiii... a Bienal do Livro do Rio acabou, mas não fique triste não!!! Porque vem ai a Bienal do Livro de Pernambuco!! Pois é!! E para essa eu posso ir... bem mais perto né! kkkkk

Mas vamos lá:

Entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, será realizado mais um capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura e Cidadania”, a Bienal chega a sua 8ª edição e o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária referência de Pernambuco.

Nesta oitava edição do evento, livreiros, editores e distribuidores de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez, consolidando o Estado como um dos mais importantes pólos literários do país. O evento, que já faz parte do calendário cultural pernambucano, contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos. Um grande acontecimento que estimula o hábito da leitura em todas as camadas sociais, democratizando a informação inteligente.


Os espaços da Bienal

  •  Auditórios Beberibe, Brum e Ribeira -Pela primeira vez utilizados na Bienal, os auditórios Beberibe, Brum e Ribeira receberão uma intensa programação acadêmica desenvolvida por diversas instituições como UNICAP, UFPE, APL, UBE, Clube do Livro Espírita e Colégio Damas. No auditório Ribeira o SESC reeditará o CineSESC, que exibirá filmes sobre a temática de literatura e cidadania em todos os dias do evento.
  • Círculo das Letras -Aqui as crianças poderão conhecer o mundo dos livros. Serão realizadas apresentações culturais, recitais poéticos e narrações de histórias para crianças de todas as faixas etárias.
  • Café Cultural -Espaço intimista e informal, sob coordenação da Fafire, onde escritores, jornalistas e professores farão leituras abertas, participarão de debates, minicursos e estabelecerão um contato mais próximo com o público.
  • Círculo das Ideias -O coração dos debates da Bienal. Por aqui passarão os principais autores convidados do evento, além de contar com uma programação variada de oficinas, seminários e mesas de debates.
 Os Escritores

Aderaldo Luciano, Allan da Rosa, Antonio Prata, Berimba de Jesus, Bernardo Gutiérrez, Carola Saavedra, Cláudia Felício, Cristhiano Aguiar, Duda Teixeira, Eliane Brum, Eucanaã Ferraz, Flávia Company, Germán Gullón, Graça Graúna, Joca Reiners Terron, Lau Siqueira, Laurentino Gomes, Luis Serguilha, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Maria Estela Guedes, Miguel Sanches Neto, Pedro Salgueiro, Rogério Pereira, Thalita Rebouças, Vitor Ramil, etc.                 

Programação:
 
23 de Setembro - Sexta- Feira

13:00 - Solenidade de abertura, com homenagens a Mauro Mota e Ronaldo Correia de Brito (no Teatro Beberibe).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Cortejo com todos os Pontos de Leitura (no Pavilhão).
15:00 - Contação de Histórias (no REleituras).
16:00  - “Tecidos de vozes: questões indígenas” – Karina Calado conversa com Graça Graúna (no Círculo das Ideias).
16:00 - UNICAP: “Literatura como construção de novos humanismos”, com Elizabeth Siqueira, Fabiana Câmara Furtado e Haidée Camelo Fonseca (no Auditório Brum).
16:00 - Seminário de Tropicologia da Academia Pernambucana de Letras (no Auditório Ribeira).
17:00 - Zeca Baleiro conversa com Marcelo Pereira (no Círculo das Ideias).
18:00 - Palestra de Laurentino Gomes (no Círculo das Ideias).
18:00 - Cine SESC (no Auditório Ribeira).
19:00 - PAIOL LITERÁRIO Especial Bienal – Rogério Pereira conversa com Ronaldo Correia de Brito (no Círculo das Ideias).
20:00 - UNICAP: “Arfando sob o espartilho: direito e sexualidade feminina na literatura do século XIX”, com Andrea Almeida Campos e Ana Lúcia Francisca ( no Auditório Brum).

 24 de Setembro - Sábado

11:00 - UNICAP: “Lavoura arcaica: o filho pródigo na obra de Raduan Nassar”, com o Prof. Dr. Cláudio Vianney Malzoni ( no Auditório Brum).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Programa MAIS: Manifestações de Arte Integradas à Saúde/Centro de Formação de Professores Paulo Freire (no Círculo das Ideias).
14:00 - Oficina Livro na Hora (no REleituras).
14:00 -  III Congresso de Academias de Letras do Nordeste (no Auditório Ribeira).
15:00 - Painel sobre Literatura de Cordel, com Maria Alice Amorim e Arnaldo Saraiva (no Café Cultural)
15:30 - Biblioteca Pública do Estado – Sarau Lítero-Musical: “O Poeta e o Historiador da Liberdade: Mauro Mota e Amaro Quintas” (no Círculo das Ideias).
16:00 - “Politicamente incorreto é o escambau” – com Leandro Norloch e Duda Teixeira (no Café Cultural).
17:00 - “O início do longo caminho na conquista dos direitos civis e democráticos”, palestra do espanhol Antonio Álvarez Rojas, presidente da Comissão do Bicentenário da Constituição de Cádiz (no Círculo das Ideias).
17:00 - Novas Letras e os novos autores – com Rogério Generoso e Bruno Borges (no Café Cultural).
18:00 - Conversa com Thalita Rebouças (no Círculo das Ideias).
18:00 - “E por que publicar em tempos de penúria?”, com Pedro Silveira e Lau Siqueira (no Café Cultural).
18:00 - Cine SESC (no Auditório Ribeira)
19:00 - “A culpa é do livro ou o que diabos o e-book muda minha história com a literatura?” – com Antonio Prata e Samarone Lima (no Círculo das Ideias).
20:00 - Palestra: “Calle Amazonas: a alma humana na selva”, Vandeck Santiago conversa com Bernardo Gutiérrez (no Círculo das Ideias).

25 de Setembro - Domingo

10:00 - Contação de Histórias (no REleitura).
11:00 - “Literatura Africana em Língua Portuguesa”, com Kleyton Pereira, Joelma Gomes dos Santos e Zuleide Duarte (no Café Cultural).
13:00 - “Adolescentes leitores: relatos de experiência” – Alunos do clube de Leitura do Colégio Geo Petrolina mediados pelo Prof. Genivaldo Nascimento (no Círculo das Ideias).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Programa MAIS: Manifestações de Arte Integradas à Saúde/Centro de Formação de Professores Paulo Freire (no Círculo das Ideias).
15:00 - “O mercado editorial e os jovens autores” – Bate-papo com Tammy Luciano,
Enderson Rafael e Patricia Barboza (no Círculo das Ideias).
15:00 - Apresentação do Baile dos Seres Imaginários (no REleitura).
15:00 - Debate: “Bullies… reflexos do processo educacional?” com Heloisa Pires (SP) e Humberto Vasconcelos Júnior (PE) – (no Brum).
16:00 - Painel: “Mauro e Cabral: poesia e memória”, com Inez Cabral de Melo, Roberto Mota e Lucila Nogueira (no Círculo das Ideias).
17:00 - “Literatura, identidade e memória e transculturalismo”, com Carola Saavedra e Alfredo Cordiviola (no Círculo das Ideias).
18:00 - “Livros, adolescentes e outros monstros”, com Cláudia Felício e Cícero Belmar (no Círculo das Ideias).
18:00 - Cine SESC (no Auditório Ribeira).
20:00 - Painel sobre edições independentes: “Independência ou”, com Marcelino Freire, Allan da Rosa e Fábio Andrade (no Círculo das Ideias).

26 de Setembro - Segunda-Feira

14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: ONG Bagulhadores do Mió em parceria com a Secretaria de Educação de Caruaru e com o incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE apresentará o GRUPO CONLIBRAS – Contando histórias em LIBRAS.
15:00 - Painel: “A solidão dos coletivos”, com Phillipe Wolney e Artur Rogério (no Círculo das Ideias).
15:00 - Oficina: Fanzine (no REleitura).
19:00 - Painel: “Cinema e Cidadania: o caso do Western”, com Fernando Monteiro e José Carlos Targino (no Círculo das Ideias).
 
27 de Setembro - Terça-Feira

10:00 - Encontro de estudantes da SEDUC-PE (no Ribeira).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Palestra “Novas experiências de Educação e Cultura – relações Escola e os Pontos de Leitura”, com Severino Vicente da Silva (UFPE). Ação promovida pelo Ponto de Leitura Estrela de Ouro de Aliança
15:00 - Oficina: “Tecer histórias” (Livro de Tecido) – (no REleitura).
15:00 - Painel: “Cada livro tem sua idade”, com os graduandos em Letras (UFPE) Camila Emanuele, Rahissa Oliveira e Severino Rodrigues (no Círculo das Ideias).
17:00 - Biblioteca Pública do Estado – Sarau Lítero-Musical – “O Médico-Escritor e o Poeta: Orlando Parahym e Waldemar Lopes”, com Rostand Paraíso, Rivaldo Paiva, Fátima Parahym, Leny Amorim e Amaury de Medeiros (no Círculo das Ideias).
19:00 - Laboratório – Cultura e Crítica (Especial Bienal) – (no Círculo das Ideias).

 28 de Setembro - Quarta-Feira

10:00 - Abertura do Congresso de Escritores da UBE (no Brum).
11:00 - Abertura do Seminário de Formação do Comitê Pernambucano da Rio+20 (no Ribeira).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Biblioteca Popular do Coque ( no Círculo das Ideias).
15:00 - Oficina de Dobraduras (no Releituras).
 
29 de Setembro - Quinta-Feira

11:00 - Palestra: “Construindo Valores em Casa e na Escola”, com Adeilson Salles (SP) – (no Brum).
13:00 - Oficina: “A arte de contar histórias” – Gladis Pedersen (RS) – (no Brum).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Kit Contagiar, palestra e contação de história com bichos de pelúcia.
15:00 - Contação de História (no REleitura).
15:00 - Projeto ciclos: música, cidadania e espiritualidade, com Silvério Pessoa (PE) – (no Brum).
16:30 - Biblioteca Pública do Estado: Painel “O filósofo e o historiador: Evaldo Coutinho e Hilton Sette”, com Marcos Enrique Lopes (no Brum).
17:00 - Painel: “90 anos de Paulo Freire: o legado”, com Oussama Naouar, Flávio Brayner e Agostinho Rosas (no Círculo das Ideias).
17:00 - “O mundo encantado de Elita Ferreira”, com Liliane Jamir, Haydée Camelo (UNICAP) e Inêz Koury (Bagaço) – (no Café Cultural).
18:00 - “Da literatura ao real à literatura do real”, com Eliane Brum e Schneider Carpeggiani (no Círculo das Ideias).
18:00 - “Teatro Infanto-juvenil e produção”, com José Manoel, Rita Marize e Galiana Brasil (no Café Cultural).
19:00 - “Os limites da crítica, os limites da ficção”, com Miguel Sanches Neto e Cristiano Ramos (no Círculo das Ideias).
19:00 - Leitura Dramatizada do Teatro Atriz Virgínia Brasil: “Monólogo a
Mediocridade”, de Adriano Marcena (no Brum).
19:00 - Homenagem a Antônio Maria, com Homero Fonseca e Eurico Rodolfo (no Café Cultural).
20:00 - “O que nos move à literatura?”, com a argentina Flavia Company e Alfredo Cordiviola (no Círculo das Ideias).

30 de Setembro - Sexta-Feira

10:00 - I Encontro de Protagonismo Juvenil Damas – Debate: “Harry Potter: um conto de fadas moderno” (no Ribeira).
10:00 - Minicurso Turismo e Patrimônio (no Café Cultural).
10:00 - UFPE: Abertura do III Simpósio de Formação de Professores de Espanhol de PE, com Gonzalo Abio (UFAL) e Jorgelina Tallei (Universidade Tiradentes e CEFET-MG) – (no Brum).
13:00 - I Encontro de Protagonismo Juvenil Damas – Mostra de Curtas (no Ribeira).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Conversa dos Pontos de Leitura com Fabiano Santos da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (MinC).
14:30 - I Encontro de Protagonismo Juvenil Damas – Mesa Redonda sobre Direito Autoral e Internacionalização da Arte (no Ribeira).
15:00 - Oficina “Livro: Delivery”, com Moenda do Livro (no RELeitura).
16:00 - Debate: “Literatura e empreendedorismo”, com Izabelle Valladares e Edson Marques Brandão (no Café Cultural).
16:00 - “Homo Ecologicus – ética, educação e práticas vitais”, com Marcelo Pelizzoli, Thomas Enlazador e Sandro Sayão (UFPE) – (no Círculo das Ideias).
16:00 - I Encontro de Protagonismo Juvenil Damas – Espaço do escritor mirim (no Ribeira).
17:00 - “Poesia, essa estranha conhecida”, com Eucanaã Ferraz e Artur de Ataíde (no Círculo das Ideias).
17:00 - “Leitura no Café”, com Eliane Brum lendo trechos do seu novo livro “Uma duas” (no Café Cultural).
18:00 - “Os invisíveis – a literatura proletária brasileira”, palestra de Luiz Ruffato com a mediação de Homero Fonseca (no Círculo das Ideias).
18:00 - I Encontro de Protagonismo Juvenil Damas – Bate-papo com Ronaldo Correia de Brito, homenageado da Bienal (no Ribeira).
19:00 - “O sexto sentido: a leitura na era digital”, com o espanhol Germán Gullón e Darío Sánchez (no Círculo das Ideias).
20:00 - “Herberto Helder e Carlos de Oliveira: dois modelos de cidadania?” – Palestra de Maria Estela Guedes, com a mediação de Bruno Piffardini (no Círculo das Ideias).
20:00 -  I Encontro de Protagonismo Juvenil Damas – Momento artístico, com a equipe de ginástica rítmica (no Ribeira).

01 de Outubro - Sábado

10:00 - Contação de Histórias (no REleitura).
10:00 - UFPE: III Simpósio de Formação de Professores de Espanhol de PE, com Gonzalo Abio (UFAL) e Jorgelina Tallei (Universidade Tiradentes e CEFET-MG) – (no Brum).
10:00 - Clube do Livro Espírita: Seminário “Literatura, cidadania e espiritualidade” (no Auditório Beberibe).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Roda de Diálogo da Biblioteca Multicultural Nascedouro, com a participação de Daniel Pereira, Oriosvaldo de Almeida, Samuca Santos, Zuleide de Paula e Mauro de Souza.
15:00 - “Cordel e academia: utopia?”, com Maria Alice Amorim e Aderaldo Luciano (no Círculo das Ideias).
15:00 - Recital (no REleitura).
16:00 - “Literatura e cidadania: as crônicas de Carneiro Villela”, com Fátima Lima e Anco Márcio Tenório (no Círculo das Ideias).
16:00 - “Antologia Pessoal: Selma Vasconcelos” (no Café Cultural).
17:00 - “Maloqueiros, poetas, marginais e etc. e tais”, com Berimba de Jesus (no Círculo das Ideias).
18:00 - “Identidades limítrofes em literatura” – com Joca Reiners Terron e Renata Pimentel (no Círculo das Ideias).
19:00 - INTERPOÉTICA: “Encontro de escritores linkados do Ponto de Cultura
Interpoética”, com a portuguesa Maria Estela Guedes, Luiz Berto e Cleyton Cabral (no Círculo das Ideias).
 
02 de Outubro - Domingo
10:00 - Seminário “Literatura, cidadania, ciência e espiritualidade” (no Auditório Beberibe).
11:00 - Palestra: “Ciência das Religiões – Ecumenismo em bases científicas e o trabalho de análise das traduções bíblicas”, com Severino Celestino (PB) – (no Brum).
14:00 - Duas em Ponto. Pontos de Leitura de Pernambuco e da Paraíba: Dramatização da Biblioteca Cultural e Comunitária Simon Bolívar (Caetés I).
15:00 - “A estética do frio”, palestra de Vitor Ramil (no Círculo das Ideias).
16:00 - “Travessia-transversalização das linguagens poéticas”, palestra de Luís Serguilha com a mediação de Delmo Montenegro (no Círculo das Ideias).
18:00 - Contação de Histórias e Baile dos Seres Iluminados (no REleituras).

Ingressos

Data                        Valor
23 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
24 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
25 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
26 de setembro – R$ 2,00 (preço único)
27 de setembro – R$ 2,00 (preço único)
28 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
29 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
30 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
01 de outubro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação
02 de outubro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

OBS.: A gratuidade dos ingressos está garantida para:
1 – Professores e alunos da rede pública e privada que agendarem visitação previamente com a produção da Bienal*;
2 – Idosos com mais de 65 anos;

3 – Imprensa devidamente credenciada**;

4 – Projetos e Programas Sociais que agendarem visitação previamente com a produção da Bienal*




Interresou?? Quer saber mais??
Visite o site: http://www.bienalpernambuco.com/

2 comentários:

  1. É isso ai rafa!! o que me deixa alegre é que tem uma chance maior de ir!! algumas amigas blogueiras e do pessoal do grupo dos eventos está se juntando para ir no dia 25 vamos?? vamos locar uma van e irmos todos juntos!! =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo