Últimas Resenhas

‘Mãos Aventureiras’: canal de histórias infantis em Libras

06 abril 2019

Aloha meus queridos!!

Lá estava eu navegando pela net quando me deparo com essa reportagem, que devo confessar, achei super bacana, e foi ótimo porque eu nem sabia que um canal assim existisse. 

Então para suprir a lacuna existente na internet de contação de histórias para crianças com limitações, a professora Carolina Hessel criou o "Mãos Aventureiras", onde ela conta várias histórinhas infantis em Libras! Legal né!

‘Mãos Aventureiras’: canal de histórias infantis em Libras

A internet é uma ferramenta importante para democratizar o acesso a conteúdos e, além disso, é um espaço que reúne diferentes assuntos e interesses. Disso ninguém duvida? Mas e as crianças que não escutam e não ouvem? Qual a oferta de histórias infantis em Libras?

Crianças com acesso à internet têm a possibilidade de escolher seus canais de preferência (considerando, é claro, a importância de um acompanhamento dos pais ou dos adultos responsáveis), mas ainda existem muitas exclusões. Deficientes auditivos ainda encontram barreiras, já que a linguagem em libras nem sempre é aplicada.

Pensando nisso, Carolina Hessel, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, criou o projeto Mãos Aventureiras. É um site e canal no YouTube onde ela conta histórias da literatura infantil em Libras.

Com atualização semanal, o desejo da professora é atingir escolas para surdos e também as que não têm necessidades específicas, afinal, o contato com a diversidade beneficia a todos.

Segundo Carolina, no Brasil não há outro site que apresente literatura infantil variada em Libras. Outros sites, que são poucos, mostram apenas contos clássicos como Contos de Fadas, dos irmãos Grimm.
“Minha inspiração veio porque sempre gostei contar histórias em Libras com livros, desde que trabalhava nas escolas de surdos”, conta ela.
Dá um play aqui embaixo para ver como esse projeto é lindo:


Eu já fiz um curso de Libras e tive dificuldades em me comunicar porque são muitos gestos e eu não lembrava a maioria deles, e com a falta de prática... aí já viu.. esqueci de vez, mas um dia eu faço outro e vou praticar com certeza pois acho muito interessante.

Amei a ideia!! E vocês??!! 


Fonte: Lunetas
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)