11 julho 2017

Garota em Pedaços - Kathleen Glasgow

Resultado de imagem para Garota em Pedaços Kathleen Glasgow
Título: Garota em Pedaços
Titulo Original: Girl in Pieces
Autor: Kathleen Glasgow
Editora: Planeta
Número de Paginas: 384
Exemplar cedido pela Editora para Resenha

Sinopse:

Além de enfrentar anos de bullying na escola, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando então lidar com essa dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso - um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. "Viver não é fácil". 

Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica - para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida -, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.

Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Assim que eu vi esse livro, o nome me chamou a atenção e quando vi o "um romance" então, fui ler a sinopse e fiquei intrigada pois nunca havia lido nada do tipo então decidi cair na leitura, mas aviso de ante mão que estejam preparados para ler este livro pois ele não é bem uma leitura fácil.

O livro já começa de forma bem chocante o que nos deixa apreensivos logo de cara:

Assim como um filho de foca da Groenlândia, eu estou toda branca. Meus antebraços estão cobertos de ataduras e grossos como clavas. Minhas coxas também estão cobertas; dá para ver a gaze branca embaixo do short que estou vestindo. 
- página 8 - 
E é assim que conhecemos Charlotte Davis, uma garota que já tinha um vida bem ruim antes de chegar ao hospital Regions, um hospital psiquiátrico. Com uma família desajustada, que ficou bem pior depois da morte de seu pai, e quando as coisas começam a melhorar sua melhor amiga tenta se suicidar e não está num estado muito, o que só com que Charlie caia mais ainda em um buraco difícil de sair.

Mas ela encontra uma "solução", ou podemos dizer uma fuga na bebida, nas drogas e na automutilação, porem depois de passar por poucas e boas ela tenta se suicidar, que foi a consequência dos vários fatores somados: solidão, depressão, sentimento de culpa e inferioridade. E é assim que ela começa seu tratamento no hospital e conhece pessoas que passaram por tudo o que ela passou e começa a enxergar que não é apenas ela que passou por essas experiências, porém mais uma vez seu mundo desaba quando o dinheiro acaba e ela precisa deixar o hospital e voltar a mundo real.

- Por favor, não me faça voltar lá para fora.
- página 83 - 

Garota em pedaços é um livro forte e emocionante, que retrata coisas que nós geralmente não discutimos, como: suicídio, automutilação, morte, depressão, relacionamentos abusivos entre outros, mas isso não quer dizer que porque não falamos sobre isso, não quer dizer que eles não existam ou que aconteçam todos os dias com pessoas até mesmo conhecidas e é isso que encontramos aqui.

Um livro que consegue prender o leitor mesmo nos momentos mais difíceis e delicados e arrancam lágrimas e frustrações em suas passagens mesmo quando vemos uma luz no fim do túnel, mas que regride de uma forma inesperada que nos deixa arrasados pelas situações em que a protagonista passa. Mesmo sabendo que dar um passo para frente é doloroso e mais doloroso ainda é regredir Charlie consegue aos poucos superar suas fraquezas e encontrar sua força, e tudo isso é um processo lento e angustiante mas também gratificante de se ler.

Eu queria poder abrir os olhos.
Não quero abrir os olhos.
Ouço o som de choro de novo e agora reconheço que sou eu, eu estou chorando.
- página 328 - 

Kathleen Glasgow conseguiu a proeza de escrever um livro com temas pesados de uma forma crua e ao mesmo tempo delicada, com uma sensibilidade impar que nos faz pensar em como não prestamos atenção em pequenos detalhes que para nós pode não ser nada, mas para outros pode ser tudo. Charlie é uma garota que não vai sair do meu pensamento tão cedo e muito menos sua história, você pode pensar que esse livro é apenas ficção, porém será mesmo que não existe uma Charlie na vida real?

Garota em Pedaços não é um livro leve e divertido, é um livro que você mesmo estando preparado para ler deve ler em doses, uma vez que suas passagens não são doces e suaves, no entanto é um livro que eu recomendo para todos pois sua mensagem é muito forte, e poderia dizer também, necessária. Recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo