08 maio 2013

Longe dos Olhos - Alex Andrade

Título: Longe dos Olhos
Autor: Alex Andrade
Editora: Desfecho Romances
Número de Paginas: 128

Sinopse:

Rio de Janeiro, ano de 2043. Antonio Machado, aos 72 anos debruça-se sobre a janela do quarto onde mora, e é tomado por lembranças do passado depois de encontrar entre seus pertences o poema "Contemplo o Lago Mudo", de Fernando Pessoa. Escrito num papel envelhecido pelo tempo, os versos do poeta português colocam o protagonista da trama deste romance no labirinto da memória afetiva. 

O poema enfatiza o silêncio de uma história tórrida entre dois rapazes, que investem contra o mundo, usando como bandeira o amor.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O livro conta a história de um romance homossexual masculino, temperado com histórias de amizade, relacionamento, desentendimentos, brigas, traições, reconciliações e todos os dilemas e felicidade que a vida oferece a todo ser humano que embarca nessa aventura chamada existência. 

O livro é curto, li em uma manhã e embarquei na história dos protagonistas. Porém, o que não gostei muito foi à descontinuidade das histórias e dos personagens, muitas vezes tive que voltar pra entender de quem se falava e em qual contexto se encaixava, além de ter os capítulos muito curtos, reforçando a ideia de ruptura brusca do raciocínio. 

No começo da leitura, fiquei sem compreender do que se tratava a história, se eram várias em uma só, se estavam interligadas, devido ao número grande de nomes citados e suas relações (se eram amigos ou se haviam algo a mais). 

Compreendi que a história central é baseada no relacionamento de Antônio e Carlos e seus amigos próximos, com histórias interligadas e que no fim, fazem uma mescla e dá um aperitivo de como é a visão, os sofrimentos e sentimentos dos personagens, ao mostrar as aventuras amorosas dos amigos dos protagonistas e suas inter-relações. 

Evidência a dialética do amor x sexo, uns em busca de sexo desenfreado, dos prazeres e outros em busca de amor, companheirismo e parceria, o que não difere muito do universo heterossexual, são pessoas que sofrem de conflitos internos e que buscam por algo que, muitas vezes, se encontra dentro deles mesmos. 

O livro mostra o bom gosto musical e de leitura do autor, mostrando até histórias dos locais de viagens visitados e peculiaridades da história como um todo. Ficou apenas uma dúvida com relação ao primeiro capítulo, no qual ele evidência a dúvida de todo ser humano: “e se tivesse sido diferente?” e “se eu tivesse feito diferente”? 

Pela história do livro, não compreendi em que ponto da vida do protagonista (Antônio) poderia ser mudado ou feito ele ficar com tal dúvida. No fim do livro, o autor dá pistas de que o protagonista da história foi ele mesmo, o que provoca surpresa e ao mesmo tempo, admiração pela coragem de expor suas vivências. 

Ao fim, o livro traz algumas reflexões muito pertinentes à vida, o que particularmente, gostei muito. São aquelas palavras que te fazem refletir sobre o modo como o qual está encarando as diversas nuances da vida. E a primordial lição: tudo passa. 

“Agora estava treinando para ser feliz. O homem pode até vacilar. Os vacilos não significam muito. O que valem são os acertos. E ele estava se preparando para uma temporada boa. Queria ser melhor.” 
(página 107). 

Beijokas, Gi

3 comentários:

  1. Estou louca pelo livro, pois li a sinopse e gostei agora lendo a sua resenha fiquei bastante animada pela leitura dele.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu, o livro parece ser bem interessante ;)

      =*

      Excluir
  2. A resenha é muito boa e o livro deve ser também, adoreei !!!

    Queria te indicar para fazer essa Tag de incentvo a leitura, já que é muito importante não é mesmo? Beijoos http://etcetallivrosefilmes.blogspot.com.br/2013/05/campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo