Orgulho e Preconceito - Jane Austen



Título: Orgulho e Preconceito
Titulo Original: Prid and Prejudice
Autor: Jane Austen
Editora: Abril
Número de Paginas: 464

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. 

Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. 

Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. 

Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O livro Orgulho e Preconceito da autora Jane Austen, considerado um dos clássicos da literatura, conta a história e o romance entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. Um romance que tinha tudo para dar errado devido a antipatia que eles possuem um pelo outro, dentre outros fatores.

Elizabeth mora em uma cidade do interior junto com os seus pais e suas quatro irmãs, sendo ela a segunda filha. A chegada de nobres a região deixa a pequena cidade, como também as moças e suas mãe, em rebuliço e devido a esse agradável acontecimento  um baile será realizado nas redondezas, e Elizabeth e sua irmã Jane conhecem o Sr. Bingley e o seu amigo, de semblante meio severo, Mr. Darcy.

Elizabeth é uma moça com pensamentos bem à frente de sua época, e como tal, sua maior ambição na vida não é contrair um casamento vantajoso, como é o caso de suas irmãs caçulas e o sonho de sua fantasiosa mãe.

As irmãs Bennet não parecem ser irmãs, pois tem personalidades distintas, claro que as duas caçulas me tiraram do sério com suas ânsias de ver de perto os "homens de farda". Jane é uma moça doce que junto com Lizzie consegue aplacar um pouco as vontades das irmãs menores e as maluquices da mãe.

E o que falar do enigmático Mr. Darcy, que com seu jeito introspectivo consegue fascinar a nossa protagonista com diálogos inteligentes e ações inesperadas. Mr. Darcy  poderia ser um bom exemplo do famoso ditado "ações falam mais do que palavras". Com seus modos esnobes e frases de impacto ele consegue encantar, mesmo sem querer, a independente Elizabeth.

O modo como Jane Austen escreve é simplesmente perfeito, envolvente e encantador. A forma como ela descreve cada personagem e até mesmo as aflições e os dilemas passados por eles tornam os personagens tão reais que o leitor entra na história e imagina até mesmo o que faria se estivesse em tal situação e em como procederia.

Jane criou personagens fortes e com personalidades fascinantes, que faz com que a leitura seja leve e relaxante e o passar das páginas se tornem as vezes um grande tormento, no meu caso eu voltei para reler vários trechinhos marcantes, e a tristeza que chega ao virar da ultima página, sim eu fiquei triste.

Orgulho e Preconceito de Jane Austen é um clássico fascinante que faz o leitor ansiar e viajar na leitura sem perceber a passagem do tempo e deixar um gostinho de quero mais ao fim da leitura. Recomendo!

6 comentários:

  1. Eu não pensei que eu fosse gostar tanto de um clássico, nem imaginei que fosse me apaixonar pelo Mr. Darcy assim como todas as mulheres que leem o livro. Mas adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii o Mr. Darcy realmente e apaixonante, mesmo com aquele jeitinho de chato kkkkkk ^^

      :*

      Excluir
  2. Rafaela,

    "Alohaaaaa"

    Olha! Eu sou apaixonada pelo Mr. Darcy!

    Então, falar deste livro é a mesma coisa que dizer "meu filho é lindo". Toda mãe acha o filho bonito, né?!

    E eu tenho que ler mais livros dela, porém falta tempo...

    Abraços

    Tem selinho para você no meu blog!

    http://eassimestaescrito.blogspot.com.br/2012/11/selinho-musica-para-seus-ouvidos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha adoreiiiii!!! ^^

      Eu também sou apaixonada por ele *.*

      E arruma muieee é tao bom ^^

      =*

      Excluir
  3. Nossa eu amei esse livro é muuuito bom eu adoro demais, e quero ler outros dela! Miga a foto está de Persuasão e não de Orgulho e preconceito.

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...