23 março 2012

Sua Dica... #5

Alohaaaaa meus queridoss!!!

Mais um Sua Dica... para vocês!!! =D

Leu algum livro bacana?? Quer compartilhar??? Envie a Sua Dica...


Quem da a Dica: Rafael Costa
Perfil de uma Rede Social: Rafael Costa 
Livro: Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Gênero Ação/ Ficção/ Drama

O livro é sobre: 

*Texto do site do Submarino*

Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. 
Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.
  
O que eu achei:

Perfeito!!! O livro mistura tudo que agrada a sociedade contemporânea: Romance, trama política, (muita) ação, um pouco de ficção científica e reality show. 

Eu ganhei esse livro de aniversário (em junho) de um amigo meu, que é louco por filmes, e como o filme ganhou uma versão nos cinemas (que estréia agora em 2012), ele deduziu que o livro era bom e então resolveu me presentear. Simplesmente um dos melhore presentes do ano. Assim que eu li a sinopse do livro nem fiquei tão empolgado pra começar a leitura e fui deixando pra depois, privilegiando outros livros. 

Mas assim que comecei, não consegui mais parar. Suzanne Collins tem um jeito de liberar as informações na quantidade certa em cada capítulo, acabando cada um deles num momento crítico e deixa você se derretendo de vontade de ler o próximo. Então, não se assuste se você pegar o livro e não querer mais soltá-lo. Eu esqueci o que é internet, perdi a fome, parei de estudar pra seleção do mestrado...tudo o que eu queria era chegar ao fim da história. 

Um dos fatores que faz a leitura empolgante é que a história é contada em primeira pessoa, na visão de Katniss, a personagem principal. Como o livro é cheio de tramas e esquemas você vive se surpreendendo com as reviravoltas da história, porque a quantidade de informações que você sabe é justamente aquilo que foi permitido a Katniss saber. 
É interessante também, como a autora nos leva a revolta contra a capital e desejar que as coisas mudem em Panem. Passamos a apreciar cada pequena ação que demonstra a insatisfação com a atual situação do povo nos distritos. 
Fazendo um overview do livro: A história se passa num cenário pós-apocalíptico, num local conhecido antes como América do Norte e agora como Panem, que é dividia em 12 distritos, que são controlados à mão-de-ferro pela Capital. Pra reafirmar a superioridade sobre os distritos, uma vez por ano, a capital força cada distrito a escolher dois tributos (uma menino e uma menina, entre 12 e 18 anos) para serem jogados numa arena e se digladiar até a morte. Só um dos 24 tributos pode sair vivo da arena. Isso consiste nos Jogos Vorazes que é exibido em tempo real em toda a Panem como se fosse um reality show. 
Katniss é uma moradora do distrito 12 que perdeu o pai numa explosão de uma mina e agora tem que tomar conta da mãe e de sua irmã mais nova, Prim. No dia do sorteio que escolhe os tributos de cada distrito, num golpe de azar, Prim é escolhida, mas Katniss se oferece pra ir no lugar dela, junto com o tributo masculino, Peeta. E daí pra frente é só emoção. 

No começo eu fiquei pensando: "Como é que essa mulher escreveu uma história sobre crianças se matando? o.o E pior! Como é que eles vão adaptar isso pro cinema? O.o”. Não sei como, mas sei que ela consegui! O livro é MUITO bem escrito, com uma narrativa super envolvente. Sabe aquele livro que você pega um pedaço de papel pra ir cobrindo o resto da página, pra que você não leia “sem querer” o texto que está mais pra frente. Pronto, é assim que é “Jogos Vorazes”. 

E o melhor de tudo é que você não precisa entrar em depressão pós-leitura porque o livro acabou...e sabe porquê? É uma trilogia! o/ Uhhuuuu! 
Eu tenho muitos amigos que não tem o hábito da leitura e quando eles me pedem recomendações para a "iniciação" eu empresto logo Jogos Vorazes. E eles lêem o livro em 2 dias. Depois de tanta propaganda espero que vocês leiam. Vale muito a pena.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Quem da a Dica: Nathan Souza
Livro: Como treinar o seu dragão - Cressida Cowell 
GêneroAventura

O livro é sobre: 

O filme "Como treinar o seu dragão" foi baseado no livro mas a história é outra, muda tudo exceto os nomes dos lugares e dos personagens. 
O livro conta a história de Soluço Spantosicus Strondus III que é um viking magrelinho, fraquinho diferente de seu pai, Stoico, o Imenso que é o chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos e Soluço nem parece ser o herdeiro da ilha de Berk. 
Então os calouros da tribo foram fazer o teste de iniciação para testar se tinham chances de ficar na tribo, só os mais fortes permaneciam o resto era exilado. O primeiro passo era capturar um dragão na Creche de Dragões. Melequento e os outros capturaram grandes dragões com enorme forças, mas Soluço e Perna-de-Peixe pegaram simples dragões comuns ou de jardim. No dia de Thor eles tinham de testar que conseguiram domar seus dragões fazendo os comandos básicos e alguns mais difíceis como pescar peixes. 
Os outros estavam indo bem mas Banguela - dragão de Soluço - era muito teimoso e desobediente. No dia de Thor acontece um desastre e os calouros iriam ser exilados, então eis que apareça o maior dragão dos mares, claro que existe um herói no meio de todos aqueles grandões e musculosos, Soluço...
  
O que eu achei:

O livro é para crianças mas jovens e adultos também podem se divertir. Esse é o primeiro livro da série. 
O livro é legal e engraçado, ele é um livro pequeno um pouco mais que 220 folhas, a série conta com 9 volumes, sendo que 7 apenas traduzidos. 
Eu me interagi bem com o livro por que Soluço é igual a mim, não sou de lutar e sou mais inteligente.

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Quem da a Dica: Isabela
Perfil de uma Rede Social: Smaps
Livro: O Estudante - Adelaide Carraro
Gênero: Infanto-Juvenil

O livro é sobre: 

Esse é mais que um simples livro. Essas são mais do que meras palavras impressas. O ESTUDANTE é o grito desesperado de alerta, para jovens, pais, professores, todos, enfim, que podem a qualquer momento se tornar vítima dos tóxicos. 
É o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelo fantasma mortal das drogas, que não respeita idade, classe social, religião, nem cor. Muitos acharão o conteúdo deste livro chocante e brutal, mas não devem se esquecer de que muito mais brutal é a realidade que aqui se descreve. Não pode deixar de ser lido e recomendado por todos que abominam a miséria e a degradação a que o vício das drogas arrasta os jovens.
  
O que eu achei:

Eu achei que este livro representa bem as reações em relação as drogas.

Um comentário:

  1. Oi
    Já li a trilogia toda de Jogos Vorazes e simplesmente amei!!! É tão envolvente e emocionante, não dá para parar de ler! Vou ver o filme nos cinemas e espero que não decepcione (o que é bem fácil considerando que o livro é nota 100!)

    • http://malucosdaleitura.blogspot.com/
    ♡ xoxo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo